Histórico

O Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família em Rede Nacional, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), em funcionamento desde 2017, que se estabelece como uma estratégia de formação que visa atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde (APS), à Gestão em Saúde e à Educação.
 
O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, tem duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses; possui carga horária de 975 horas, compreendendo 9 (nove) encontros síncronos (presenciais) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os discentes do curso precisam estar atuando na Estratégia Saúde da Família/ Atenção Primária à Saúde (ESF/APS) para desenvolver a formação. As instituições de ensino superior (IES) que integram a Rede Nacional do PROFSAÚDE são denominadas “instituições associadas” e são responsáveis pela execução do curso localmente. Desde outubro de 2023, o Instituto Multidisciplinar em Saúde passou a ser uma instituição associada à rede nacional e compor o PROFSAÚDE!
 
O PROFSAÚDE (https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/) é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e instituições de ensino e pesquisa que atuam no país. Pretende fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica à saúde/atenção primária à saúde no país, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre Instituições acadêmicas e gestores da saúde pública. Espera-se com isso, contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva. 
 
A opção pelo formato do mestrado profissional enfatiza a desejável parceria entre as instituições de ensino-pesquisa e gestores, e o fortalecimento de redes de saúde-escola. Implica em compreender os serviços de saúde como locais de produção de conhecimento e não apenas de retirada de dados. Para tal, o PROFSAÚDE buscará fomentar o conhecimento metodológico, o desenvolvimento do potencial analítico e da capacidade de reflexão crítica dos profissionais envolvidos com a Estratégia Saúde da Família/APS e com a mudança no modelo assistencial. 
O PROFSAÚDE pretende aprofundar as consequências teóricas e práticas da compreensão do papel das relações sociais na determinação do processo saúde-doença-cuidado e da concepção ampliada de saúde (e suas consequências para o processo de trabalho em saúde). Valoriza as atividades de preceptoria pois as diretrizes curriculares para a graduação em saúde, os sistemas saúde-escola, e a lógica da educação permanente colocam o desafio da oferta de estágios curriculares, de internatos, de residências, de especializações. É prioritário fortalecer a formação científica dos profissionais de saúde, incentivando o uso do método científico e de evidências na tomada de decisões, na gestão do processo de trabalho e do cuidado.